quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Experimentação artística computacional

Na sociedade do conhecimento e da tecnologia, vivemos hoje no mundo em que usamos novos meios para construir um grande trabalho, um exemplo é o software livre, da qual temos inteira disponibilidade em desenvolver novos conceito e programas que facilitem a vida de todo ser humano, como também aprender a utilizar algumas ferramentas computacionais para produção artística, que é sem dúvidas muito importantes para a sociedade, pois no meio artístico tem que se dar mais valor e compreender este verdadeiro mundo artístico através da livre experimentação. Também se torna necessário repensar o papel da escola, mais precisamente as questões relacionadas ao ensino e a aprendizagem, no nosso dia-a-dia deparamos cada vez mais freqüentemente com expressão “novo mundo” para descrever o tipo de atividades em que estamos envolvidos com a nova tecnologia.
De acordo com os estudos sobre a arte computacional, no contexto da arte contemporânea, e de métodos computacionais de modelagem, animação, imersão e interações no espaço-tempo computacional, essa pesquisa objetiva disponibilizar o imaginário, o simbólico humano às diferentes e múltiplas manifestações sensoriais, permitindo, com isso, que o usuário, desse tipo de produção artística, vivencie a autonomia, a liberdade, a experiência com o outro, que participe dos eventos e que manipule os objetos e os grandes espaços interiores e exteriores disponibilizados nos mundos virtuais.
O que parece que se está a passar hoje é que a tecnologia e a experimentação artística computacional não param de penetrar nas nossas vidas, colocando-nos a viver num novo mundo, que através desses recursos podemos mudar o mundo para melhor, com menos corrupção, preconceito, desigualdade e menos injustiças, pois só assim podemos viver em um mundo melhor.

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