domingo, 4 de outubro de 2009

Transformações da difusão do conhecimento com o advento da Internet

No contexto da sociedade, a informação é um elemento essencial, pois é por meio das trocas informacionais que os indivíduos se comunicam e tomam conhecimento de seus direitos e deveres e, a partir deste momento, tomam decisões sobre suas vidas, seja de forma individual, seja de forma coletiva. Assim, ao participarem de redes comunicacionais, os indivíduos constroem as práticas de trocas de informação. Estas podem ser conceituadas de ações de recepção, geração e transferência de informação, desenvolvendo-se em redes comunicacionais que ocorrem nas formações sociais. Diante destas colocações, consideramos que a informação deve ser vista como um bem social e um direito coletivo como qualquer outro, sendo tão importante quanto o direito à educação, à saúde, à moradia, à justiça e tantos outros direitos do cidadão. Os conteúdos informacionais nas redes eletrônicas são analisados na perspectiva de seu impacto social e da promoção da identidade cultural. O vertiginoso desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação tem sido um poderoso instrumento para a rotinização, reorganização e automatização do trabalho intelectual. É da própria natureza dos elementos estruturais da sociedade da informação, sobretudo pelo avanço extraordinário da convergência tecnológica entre informática, comunicações e eletrônica, a falta de controle da produção e circulação de conhecimento.
Mais importante do que isto, contudo, é o fato incontestável de que a falta de controle da produção e circulação do conhecimento está imbricada na cultura contemporânea. Esta, por meio das tecnologias de informação e comunicação, realiza e radicaliza os sonhos de consumo do ser humano. Um dos principais indicadores do desenvolvimento do acesso à informação é a capacidade de penetração das tecnologias de informação na vida diária das pessoas e no funcionamento e transformação da sociedade como um todo, através do constante desenvolvimento das tecnologias para celular, televisão digital, mp3 e computadores.
A comunicação e a informação tendem a influenciar as atividades e os processos de decisão nas diferentes esferas da sociedade, incluindo-se a política, os governos federal, estaduais e municipais, a cultura e as artes, a ciência e a tecnologia, a educação em todas as suas instâncias, a saúde, a indústria, as finanças, o comércio e a agricultura, as associações comunitárias, as sociedades profissionais, os sindicatos, as manifestações populares, as minorias, as religiões, e a proteção do meio ambiente. Uma das contribuições da Internet é permitir que qualquer usuário, em caráter individual ou institucional, possa vir a ser produtor, intermediário e usuário de informação. E o alcance da informação é infinito, resguardadas as barreiras lingüísticas e tecnológicas do processo de difusão.
A força motriz da formação e disseminação destas redes reside na eficiência das decisões coletivas e individuais. A Internet está sendo um canal para a veiculação de conteúdos tradicionais e também de novos formatos – tais como blogs, listas de discussões etc. – que têm peculiaridades e usos específicos, tanto de forma isolada quanto combinada. Será necessário familiarizar-se com cada um desses tipos, conhecerem suas potencialidades de utilização para fins determinados e desenvolver formas adequadas de identificação e controle do ponto de vista técnico. A descrição correta desses itens informacionais é condição para seu adequado registro e entrada de dados nos sistemas de informação, premissa básica para garantir uma recuperação mais pertinente.
"Difusão é o processo pelo qual uma inovação é comunicada através de certos canais durante o tempo para os membros de um sistema social".

Comunidades “Virtuais”, onde pessoas de um grupo definido se reúnem para debater e ter acesso às informações em torno de um interesse comum (Revista Exame). O que as empresas de construção de sites devem fazer é usar a tecnologia para criar comunidades virtuais para potenciais consumidores, permitindo a troca de informações sobre preços de produtos e qualidade, porém, sem a interferência do responsável pela Web site (KOPROWSKI, 1996).

Alguns modelos de Difusão da Internet Existem certo número de modelos usuais para explicar os padrões de difusão da Internet pelo mundo. A maior parte deles é útil; ainda assim, são também muito parciais e incompletos, na sua maioria. Uma das mais famosas representações da difusão da Internet é a de Landwebber's, que usam diferentes cores em um mapa-múndi para ilustrar a expansão daquela tecnologia para os países do mundo. Ela ilustra rude e claramente os imensos desequilíbrios entre o Norte e o Sul. E quando os mapas de difusão de hoje são contrastados com aqueles de vários anos atrás, eles também representam o rápido crescimento do acesso à Internet nas cidades mais importantes da maior parte dos países do mundo.
Quanto mais sabemos sobre a natureza da difusão da informação e da tecnologia em um país, mais os produtores e analistas de políticas públicas, assim como estudiosos e pesquisadores, serão capazes de descrever positivamente e afetar positivamente os resultados do processo. O Brasil não é uma exceção. Permanece sendo um país com um rápido crescimento no setor central que parece ser a máquina condutora da próxima revolução econômica -- as Tecnologias da Informação e da Comunicação. A privatização das telecomunicações, a explosão de provedores nacionais e estrangeiros de conteúdo e ISPs e o rápido crescimento da base consumidora são bons presságios para o futuro do setor no Brasil. Naturalmente, permanecem barreiras estruturais substanciais que atrasam a difusão, entre elas o baixo nível educacional de grande parte da população ((apenas 15% de analfabetos, mas menos de 1/3 da população tem sete ou mais anos de escolaridade) BDKT, p. 24;) e que distorcem seriamente a distribuição de renda, o que também reduz a capacidade dos indivíduos para comprar os serviços da Internet aos preços de mercado; e outras limitações são bem reais. Ainda, mesmo com uma alta estimativa de seis milhões de pessoas, isso representa apenas 4% da população; o desfio para os analistas é continuar a rastrear o papel dos Revolucionários da Informação nas causas daquelas reformas estruturais. http://www.freedomforum.org/international/1999/7/21brazil.asp
Em uma era em que a disseminação global dos resultados de pesquisas científicas é realizada cada vez mais por meios eletrônicos, o compartilhamento do conhecimento e o acesso à informação cresceram em uma proporção jamais imaginada, devendo ser estimulados cada vez mais, pois alimentam as redes de criação e inovação e ajudam a promover pesquisas de melhor qualidade. O acesso aberto à literatura científica pode contribuir para a informação, criatividade, inovação e difusão do conhecimento indispensável para a formação de uma sociedade mais consciente, proporcionando o debate sobre questões globais como o futuro do meio-ambiente. A Internet tem produzido transformações no mundo dos computadores e das comunicações, como nenhuma invenção foi capaz de fazer anteriormente. Ela é uma ferramenta de disseminação da informação e um meio para a colaboração e a interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas posições geográficas.

Um comentário:

  1. Estava lendo o seu blog. Interessante. Por isso estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei esperando vc lá
    abraços de verade.

    ResponderExcluir